06/04/2016

CRESCER COM LAÇOS e CORAÇÕES UNIDOS
Duas equipas da nossa escola = o mesmo espírito solidário

      Para além da equipa do Crescer com Laços, a EBJS está inscrita no programa das #Escolas Solidárias com uma outra equipa designada Corações Unidos. A iniciativa partiu dos alunos da turma 9ºB, os quais fizeram o levantamento das necessidades dos Refugiados Acolhidos em Penela (distrito de Coimbra). 
     As equipas estão inscritas em nome da EBJS, mas não concorrem entre si. Têm algumas áreas de Intervenção Comuns tais como, erradicação da fome/pobreza; Educação e Literacia e Parceria para o Desenvolvimento Global. 

Notícia em 1.ª mão:
      Nesta área, o Crescer com Laços já apadrinha duas crianças em Moçambique e vai apadrinhar dois partos, em condições de Higiene e Segurança, no Hospital (único) da Guiné-Bissau, através do projeto "Coração na Guiné", um dos muitos da ONGD - Coração sem Fronteiras (fora de Portugal). 


A equipa Corações Unidos teve o apoio da 
Professora de História, Fátima Ferraz, e da 
Diretora de Turma, professora Goreti Custódio.
        Esta Equipa teve o mérito de constituir, na turma, uma comissão que, com grande autonomia e responsabilidade, fez as diligências necessárias para proceder à recolha de bens de acordo com o levantamento das necessidades dos Migrantes, encontrar uma Instituição que fizesse a ligação entre a Escola e os Refugiados e encontrar um local seguro e suficientemente grande para guardar os bens angariados. Mobilizou os colegas, os pais, outros familiares e a comunidade escolar... Após alguns contactos recebeu na Escola, um grupo de quatro senhoras Refugiadas, três Sírias e uma Avó Sudanesa, acompanhadas de uma intérprete Tunisina e de uma Professora de Português que os acompanha. O grupo veio em representação dos 20 refugiados acolhidos em Penela, e todas foram muito simpáticas e educadas e ficaram muito gratas pela ajuda proporcionada pelos alunos. Ao despedirem-se, fizeram um convite para visitarmos as suas Instalações e disseram "o significado de simbólico em Leiria é diferente do resto do Mundo...".
      As professoras e os alunos ficaram satisfeitos e consideraram a experiência muito gratificante.
      Para saberes mais, espreita o FacebooK do Crescer com Laços
Pelas duas equipas, Professora Goreti Custódio


Sem comentários:

Enviar um comentário