24/03/2016

Visita de estudo ao Porto - 6.º ano

No dia 3 de março de 2016, as turmas do 6.º ano da nossa escola partiram rumo à cidade invicta, a fim de poderem fazer um cruzeiro entre as seis pontes do rio Douro e assistir à peça de teatro “A Aventura de Ulisses”, no Teatro Sá da Bandeira. Esta visita de estudo estava inserida nas atividades da disciplina de Português do 6.º ano.
Por volta das 8.15 horas, lá partiram os quatro autocarros carregadinhos de gente alegre, curiosa e cheia de vontade de conhecer coisas novas.
A viagem decorreu sem percalços a assinalar, tendo sido feita uma paragem na estação de serviço da Mealhada, para se poder fazer o primeiro lanche.
A chegada ao Porto registou-se quando eram aproximadamente 11 horas. Sem mais demoras, dirigimo-nos aos cais, onde teria início o cruzeiro. A paisagem adivinhava-se lindíssima. As seis magníficas pontes foram passando por cima de nós, enquanto, outros pontos de interesse iam desfilando perante os nossos olhos: a Zona Histórica Ribeirinha, a Foz do Douro, a Afurada, o Palácio de Cristal, o Palácio da Bolsa, o Museu e as Caves do Vinho do Porto, a Alfândega do Porto, o Cais de Gaia, entre muitos outros…
Durante este passeio, e à medida que íamos passando pelas pontes, ouvíamos uma breve explicação sobre a sua origem para que as ficássemos a conhecer melhor. As pontes chamavam-se: D. Luís I, Infante, Dona Maria, S. João, Arrábida e Freixo.
Foi uma experiência muito interessante, sobretudo para quem não conhecia esta cidade, que assim ficou a perceber por que razão é património do mundo.
Entretanto, chegou a hora de almoçar e o espaço escolhido não podia ser mais agradável: os Jardins do Palácio de Cristal. Aqui, alunos e professores almoçaram com muito apetite, rodeados por um cenário maravilhoso, e com a companhia de imensos pavões, gaivotas e outras aves que não receavam a aproximação de tanta gente, tal era a esperança de receberem uma migalhita atirada por alguém.
     Depois deste momento de convívio, era chegada a hora de partirmos em direção ao Teatro de Sá da Bandeira, um dos teatros mais conhecidos da cidade do Porto, localizado perto da Praça da Liberdade, onde iríamos assistir à peça de teatro "A Aventura de Ulisses", encenada pelo saudoso António Feio. Esta peça foi baseada na "Odisseia" de Homero que inspirou também a nossa querida escritora Maria Alberta Menéres quando criou "Ulisses", obra que foi explorada nas aulas de Português, com grande entusiasmo por parte dos leitores do 6.º ano.
     Foi uma hora e meia de risos, palmas e houve também tempo para perceber que a mesma obra do poeta grego Homero permitiu estas duas (entre tantas outras...) recriações que enriqueceram ainda mais o imaginário de alunos e professores...

    Finalmente, chegou a hora de regressar à escola, de regressar a casa. Parámos, novamente, na Mealhada e, uma hora e meia depois, cansados mas felizes, verificámos que esta atividade chegara ao fim. Faltava apenas contar as nossas aventuras, quais Ulisses dos nossos dias, aos familiares e amigos que aguardavam ansiosos, a nossa chegada.

Sem comentários:

Enviar um comentário